quarta-feira, 20 de julho de 2016

Arroz de Berbigão - o meu 1º


Olá Olá,

conforme prometido a Cici como lhe chamo - Cuisine Companion da Moulinex (não, não ganho nada em publicidade, apenas estou animada com o meu robot novo) voltou a bombar...

Desta vez em algo mais complexo e que me fez ainda desatinar com os botões e ter de consultar o livro de instruções várias vezes porque nem das lâminas ainda decorrei os nomes.

Resolvi fazer arroz de berbigão (receita daqui) mas com as seguintes adaptações:


INGREDIENTES

1 CEBOLA MÉDIA3 DENTES DE ALHO
1 TOMATE MADURO
1 FOLHA DE LOURO (não tinha)
100 ML DE AZEITE (acho que não pus tanto e mesmo assim aquilo é azeite a mais para mim)
320 G DE ARROZ CAROLINO (foi a olhómetro)
300 G DE MIOLO DE BERBIGÃO
900 ML DE CALDO DE MARISCO
20 G DE COENTROS FRESCOS
SAL E PIMENTA-PRETA Q.B.


CONFEÇÃO

Retirar a pele as sementes ao tomate;

Colocar a cebola cortada grosseiramente dentro da taça com os dentes de alho e o tomate. Com a lâmina picadora, picar a mistura, durante 15 segundos na velocidade 11;

Trocar a lâmina pelo acessório misturador. Juntar o azeite e a folha de louro. Seleccionar o programa de cozedura lenta P1 durante 5 minutos;

Adicionar o caldo e temperar com sal e pimenta preta a gosto. Seleccionar programa de cozedura lenta P1 durante 5 minutos;

Juntar o arroz e o berbigão. Seleccionar novamente o programa de cozedura lenta P2 a 100ºC durante 17 minutos; (o arroz ficou na minha opinião cozido demais, pelo que para a próxima ficará menos tempo)

Picar os coentros e juntar ao arroz, mexendo com a espátula. Servir de imediato.

Por último acompanhei por cima com uns camarões salteados com azeite e alho.

Quanto às fotos não estão grande coisa até porque o jantar foi servido na varanda (tal era o calor por aqui) e como já eram 23h a luz não era de todo a ideal:



A título de conclusão, o aspecto do arroz muito cozido não era grande espingarda mas o sabor, esse, estava simplesmente fantástico... os pratos ficaram limpinhos... :)

Sem comentários:

Enviar um comentário